Entendendo músicas

Muitos me pedem aulas com músicas para praticar o listening. Como já devo ter mencionado, nem sempre músicas são o método mais adequado para isso, já que possuem gírias e modos de pronunciar as palavras bem diferentes, para garantir que as canções fiquem mais “sonoras”.

Porém, sempre publico exemplos bons para praticarmos e entendermos alguns aspectos das músicas. Hoje, vamos ver um pouco disso na música do Oasis, “Stand by Me”.

Muitas vezes, as frases cantadas não unem o sujeito e o verbo de uma vez. As frases são “quebradas”. Na música “Stand by Me”, percebe-se isso logo no início:

“Made a meal and threw it up on sunday I’ve-
Gotta lot of things to learn”

O primeiro verso termina com “I’ve”, introduzindo ao segundo verso. A frase correta seria “I’ve gotta lot of things to learn”. Ouvindo a música, percebe-se que ela é cantada assim também.

Ainda neste verso, podemos encontrar o termo escrito como pronunciamos “gotta”, que seria “I have got a lot of things to learn”.

A última observação, é o verso final:

“If you’re leaving will you take me with you
I’m tired of talking on my phone
There is one thing I can never give you
My heart will never be your home.”

Nas primeira e segunda frases, é feita uma pergunta, com uma justificativa: “If you’re leaving, will you take me with you?”. I’m tired of talking on my phone.”

O restante poderia ser uma resposta à pergunta: “There is one thing I can never give you – My heart will never be your home”

Eu digo que poderia ser uma resposta pois as intenções do autor podem ser outras, mas é uma forma de interpretar a música – como se houvesse um diálogo dentro da mesma.

Confusing???

Talvez fique mais fácil ouvindo a música toda e lendo os lyrics.

Made a meal and threw it up on sunday I’ve-
Gotta lot of things to learn
Said I would and I’ll be leaving one day-
Before my heart starts to burn

(Bridge)
So what’s the matter with you?
Sing me something new…don’t you know
The cold and wind and rain don’t know
They only seem to come and go away

Times are hard when things have got no meaning
I’ve found a key upon the floor
Maybe you and I will not believe in the things we find
Behind the door

(Chorus)
Stand by me-nobody knows the way it’s gonna be
Stand by me-nobody knows the way it’s gonna be
Stand by me-nobody knows the way it’s gonna be
Stand by me-nobody knows the way it’s gonna be

If you’re leaving will you take me with you
I’m tired of talking on my phone
There is one thing I can never give you
My heart will never be your home.

Espero que gostem!

See ya.


Deixe uma resposta

